Corinthians vence Luverdense por 2 a 0 e passa para as quartas da Copa do Brasil
Não adianta achar de um gigante do futebol Brasileiro e Mundial pode cair. O Corinthians provou ser superior vencendo o jogo com muita raça e diante da Fiel. Isso sim é CORINTHIANS. O Melhor do Mundo.
Não houve espaço para surpresas na noite desta quarta-feira (28) no Pacaembu. O Corinthians fez valer seu mando de campo e eliminou o Luverdense-MT nas oitavas de final da Copa do Brasil com uma vitória de 2 a 0, gols de Alexandre Pato e Fabio Santos. Nas quartas de final, o Timão pega o Grêmio, que passou pelo Santos.
Depois de perder o primeiro jogo por 1 a 0 em Lucas de Rio Verde-MT, o Corinthians sabia que não poderia cometer erros e teria de partir para o ataque para sair de campo com a vaga. Foi o que o Timão fez. Logo aos oito minutos, Douglas encontrou Paulo André na área. O zagueiro chutou, o goleiro Gabriel Leite espalmou, e a bola ainda bateu no travessão.
Aos 13 e aos 15, Alexandre Pato teve duas chances. Na primeira, o atacante recebeu na entrada da área e chutou por cima do gol. Depois, bateu falta próxima à meia-lua, a bola passou raspando a trave esquerda do arqueiro do Luverdense.
Apesar das investidas do Luverdense, o gol corinthiano estava maduro. Aos 26, Guerrero teve grande chance ao receber completamente livre, cara a cara com o gol. Ao tentar driblar o goleiro, o atacante foi desarmado.
O gol, enfim, saiu aos 30 minutos. Falta na meia-lua. De novo, Alexandre Pato. O camisa 7, dessa vez, chutou rasteiro e forte. O goleiro Gabriel Leite bateu roupa e botou a bola para dentro.
O placar levava para os pênaltis, mas o Corinthians queria a classificação nos 90 minutos, sem sofrimento. E lutou até o último minuto do primeiro tempo para ampliar. Aos 44, Alexandre Pato tocou para Douglas na esquerda. O meia cruzou para a área, Ibson deu um passe de letra para Fabio Santos, como se fosse um centroavante, empurrar para as redes. O Timão conseguia o resultado necessário já na etapa inicial.
Segundo tempo
Na etapa final, o Corinthians chegou com perigo logo no início, aos três minutos. Danilo cruzou da ponta direita para cabeçada de Guerrero, defendida por Gabriel Leite.
Após essa chance, o jogo ficou muito truncado. Muita marcação, pouca criação de jogadas ofensivas em ambos os lados.
A não ser uma cobrança de falta de Douglas, em que a bola passou rente ao travessão aos 23 minutos, a partida não teve grande emoções. Melhor para o Corinthians, que administrou o placar e carimbou o passaporte para a próxima fase da Copa do Brasil, na sua luta rumo ao tetracampeonato do torneio.
Gols
Alexandre Pato e Fabio Santos
Cartão amarelo
Fabio Santos
Escalação
Cássio; Edenílson, Gil, Paulo André e Fabio Santos; Ralf, Ibson (Alessandro), Danilo e Douglas; Alexandre Pato (Léo) e Guerrero.
Avaliação feita pelo globoesporte.com
CÁSSIO – GOLEIRO
A reposição de bola segue como seu principal problema. Mal com os pés, o “gigante” não trabalhou tanto, mas foi preciso quando acionado pelo ataque adversário.
Nota: 6,0
EDENÍLSON – LATERAL-DIREITO
Péssimo na defesa. Deu espaços para contra-ataques em pelo menos três boas oportunidades do Luverdense. Regular nos cruzamentos no setor ofensivo.
Nota: 4,5
GIL – ZAGUEIRO
Um paredão à frente de Cássio. Preciso no tempo de bola, só sofreu quando Edenílson vacilou na cobertura. Muito bem nos desarmes terrestres.
Nota: 6,5
PAULO ANDRÉ – ZAGUEIRO
Seu lado foi menos acionado que o de parceiro de zaga. Boa cobertura. Chutou uma bola no travessão no primeiro tempo.
Nota: 6,0
FÁBIO SANTOS – LATERAL-ESQUERDO
Fraco nos raros avanços ao ataque, também deu espaços em seu setor. No lugar certo e na hora certa, foi responsável pelo segundo gol do Corinthians.
Nota: 6,5
RALF – VOLANTE
“Carrapato” dos meias do Luverdense, apareceu em todos os cantos do gramado. Foi a arma do Corinthians para cadenciar os contra-ataques mato-grossenses.
Nota: 6,5
IBSON - VOLANTE
Acertou belo passe para o gol de Fábio Santos, mas às vezes faz a torcida ter saudades de Guilherme. Regular na marcação, segue errando muitos passes.
Nota: 5,5
ALESSANDRO – LATERAL-DIREITO
Entrou para dar gás novo ao Corinthians na lateral direita no segundo tempo, quando a equipe apenas se defendeu. Não comprometeu.
Nota: 6,0
DANILO – MEIA
Coadjuvante no meio-campo. Mais batalhou nas divididas, por baixo e pelo alto, do que ajudou a armar a equipe. Movimentou-se bastante.
Nota: 6,0
DOUGLAS – MEIA
Honrou a confiança do técnico Tite, que o manteve no time após boa atuação no fim de semana. Na função de armador, tem qualidade no passe como poucos.
Nota: 8,0
ALEXANDRE PATO – ATACANTE
Completamente diferente de suas últimas atuações. Participativo, foi responsável pela maioria das finalizações do Timão e ainda deixou seu gol de falta.
Nota: 8,0
LÉO – ATACANTE
Entrou apenas nos minutos finais, no lugar de Pato.
Sem nota
PAOLO GUERRERO – ATACANTE
Brigou muito e foi caçado pela zaga adversária, mas perdeu gols que não costuma perder. Fazendo o pivô, atraiu a marcação para si e deu mais espaço para Pato jogar.
Nota: 6,0
Fonte 01: Site Oficial do CORINTHIANS
Fonte 02: globoesporte.com
Minha Avaliação Pessoal
Sobre a escalação e o esquema tático: com 2 meias e 2 centroavantes deu tudo certo apesar do Pato ter jogado na posição do Emerson Sheik. O Tite não tinha peças e acertou com o que tinha em tudo. No segundo tempo Alessandro substituiu Ibson e Edenilson passou a jogar como 2º volante.
Sobre os jogo: O CORINTHIANS jogou de forma mediana, fez os dois gols e caiu de rendimento. O timão precisa melhorar e muito com a base do rendimento. Sobre o Douglas ele está muito perto do Douglas de 2008 e 2009 que jogava muito (depois quero fazer uma análise particular sobre o camisa 10 referente ao mundial), além das faltas, ele está quase fazendo gols. Se ele não tivesse saído do Timão em 2009, hoje ele seria o principal jogador e acabou deixando a sua posição para o Danilo. Recuperar a Camisa 10 é fácil, mas recuperar a sua posição tem que jogar muito. Jogar com dois camisas 10 que é Danilo e o Douglas pode dar muito certo. Pra mim o maestro é o Danilo e Douglas é um jogador complementar que pode fazer a diferença e o CORINTHIANS acertou em trazê-lo de volta. Sobre o Alexandre Pato ele joga muito e fez gol. O problema do Camisa 7 é que ele não está pronto para jogar os 90 minutos. Mais ou menos nos 30 do segundo tempo Pato pediu pra sair e Tite deu bronca exigindo pro camisa 7 continuar jogando e próximos dos 40 minutos, ele foi substituído pelo Léo. Na minha opinião Alexandre Pato está jogando muito e voando, mas infelizmente não tem condições para jogar o jogo inteiro e o Tite está dando bronca e dizendo que ele está pronto pois o Pato é um jogador muito diferenciado e cobra faltas. Ele disse no programa os donos da bola que ele escolheu o CORINTHIANS pela sua torcida e pela sua estrutura que é o CT Joaquim Grava. Se fosse o antigo CT do Parque Ecológico, ninguém jogaria no Timão e devemos tudo graças ao Andrés Sanchez e ao Ronaldo Fenômeno.
Créditos: Ricardo Taves |
Sobre a Classificação: Não fez o certo, mas ganhou o jogo por 2 a 0 aqui no Pacaembu e perdeu lá por 1 a 0. Nenhum time fez gol fora de casa e o CORINTHIANS de classificou.
Sobre o próxima fase: O Corinthians enfrenta o Grêmio nas quartas de final e será um jogo super difícil parece que o primeiro jogo é no Pacaembu e o segundo é lá na Arena Grêmio #EuAcredito que vamos para a semifinal
Cartões Amarelos acumulados:
Alexandre Pato, Romarinho e Fábio Santos (1 cartão para cada)
Antes de eu encerrar esse post quero falar sobre o Meia Douglas referente ao Mundial de Clubes de 2012. O camisa 10 foi um dos principais jogadores desta copa, pois foi graças a ele que o CORINTHIANS passou para final e hoje é Bi-Mundial. No jogo contra o Al-Ahly do Egito, o Camisa 10 chutou no lance que já era gol. Se não do Guerrero seria do Danilo tudo graças ao Douglas. No Jogo contra o Chelsea, Tite foi obrigado a mudar o esquema tático do Timão substituindo Douglas pelo Jorge Henrique. Então houve uma mudança de esquema tático, mas isso não significa que Douglas foi desvalorizado pois ele foi um dos decidiu no Mundial e no gol do CORINTHIANS contra o Chelsea foi um lance que começou com o Emerson, depois foi para o Jorge Henrique tocando para Paulinho que lançou pro Danilo e sobrou pro Guerrero fazer o Gol. O gol do CORINTHIANS contra o Chelsea foi muito mais complicado do que o Gol contra o Al-Ahly que começou com o Douglas. O único que jogou individualmente no Copa do Mundo de Clubes da Fifa foi o Goleiro Cássio. O Guerrero fez a parte dele como centroavante e fez os gols. Temos que levar em conta que CORINTHIANS é um grupo como Paulinho disse muitas vezes e que Tite valoriza muito jogadores. Douglas é igual aos demais jogadores do Timão pois eles são um grupo. Douglas foi um dos heróis do Bi-Mundial.
Aviso: Infelizmente não farei a ficha dos relacionados dos jogadores que vão jogar contra o Flamengo neste domingo. Só escreverei a preleção.