Após ganhar do Al Ahly, o Timão assistiu o Jogo entre Monterrey e Chelsea e deu a lógica de que o Chelsea seria finalista.
Apesar de ser o evento oficial da FIFA, o Mundial de Clubes segue a mesma linhagem do antigo Torneio Intercontinental mais conhecido com Mundial de Interclubes que começou a ser organizado pela UEFA e logo depois foi passou a ser organizado pela Toyota até 2004. Não devemos confundir MUNDIAL de CLUBES da FIFA com o MUNDIAL de INTERCLUBES pois eram dois eventos completamente diferentes um do outro. A regra do INTERCONTINENTAL era essa: O melhor time Sul-Americano (Campeão da Taça Libertadores) contra o melhor time europeu (Campeão da Liga dos Campeões da Eupora/Champions League) e sempre seguiu esse sistema. O Mundial da Fifa de 2000 é completamente diferente pois tinhas 2 grupos com 4 times e o 1º Colocado de cada Grupo disputava a final pra ser campeão como ocorreu com o CORINTHIANS. Neste mundial segue um sistema eliminatório como ocorre na Copa do Brasil começando pelos Playoffs, Quartas de final, Semifinal e Final. Sendo que na semifinal entra os Time Sul-Americano e o Europeu disputando a final.
Sempre teve esquema para que o Europeu jogasse a final pois é a Europa é quem mais investe neste torneio, apesar de não dar preferência para o título pois essa é o planejamento do Mundial, infelizmente.
O Chelsea não jogou mais do que uma própria obrigação, mudou o esquema tático e colocou o Zagueiro David Luiz na frente como volante e o time inglês ganhou por 3 a 1 em cima do Monterrey do México.
Qual seria a possível mudança no esquema tático?
Pela análise do Tite, o que poderia mudar no Timão é o seguinte: Mudar o setor de meio campo colocando Edenilson pela direita, ou colocando Jorge Henrique ou Romarinho no ataque mantendo Emerson Sheik, Guerreiro e Danilo centralizado, podendo liberar mais ainda o Volante Paulinho como "Elemento Surpresa" pois o Alex era um meia de muita velocidade e quem pode dançar é Douglas. Na linha de defesa continua do mesmo modo e do mesmo sistema e o esquema tático continua com 4-2-3-1 com cara de 4-4-2 ofensivo ou com cara de 4-3-3 com dois pontas e um pivô
Como ficaria o esquema tático contra o Chelsea:
Com cara de 4-4-2 ofensivo
Gol: Cásso (12);
Como ficaria o esquema tático contra o Chelsea:
Com cara de 4-4-2 ofensivo
Gol: Cásso (12);
Defesa: Alessandro (2), Chicão (3), Paulo André (13), Fábio Santos (6);
Volantes: Ralf (5), Paulinho (8);
Meias: Edenilson (21), Danilo (20);
Ataque: Guerrero (9), Emerson (11)
Com cara de 4-3-3
Gol: Cásso (12);
Gol: Cásso (12);
Defesa: Alessandro (2), Chicão (3), Paulo André (13), Fábio Santos (6);
Meio-Campo: Ralf (5), Paulinho (8) Danilo (20) (mais a frente no centro);
Ataque: Emerson (11), Guerrero (9), Jorge Henrique (23)/Romarinho (31)
Guerrero prefere que mantenha Douglas na posição de meia central, mas na minha visão Jorge Henrique ou Romarinho ou Edenilson podem jogar na ponta colocando Danilo na mesma posição do Douglas e tendo como liberar Paulinho fazendo o Elemento-Surpresa. Essa pode ser a peça que substitui o Alex que era um meia de velocidade no esquema tático do Timão.
A proposta dos dois grandes clubes:
CORINTHIANS: terminar a campanha invicta que começou desde a Taça Libertadores de 2012 rumo ao Bi com cara de título inédito por ser fora do Brasil e no Japão onde times como Santos*, Grêmio e Flamengo conquistaram o Trofeu Intercontinental, o Inter conquistou o Mundial e o Arqui Inimigo SPFC conquistou bi-intercontinental em 92-93 e o Mundial de 2005. Este Bi tem cara de título inédito sim pois é uma conquista inédita como todo clube conquistou um título mundial Pós-Libertadores seguindo uma tradição.
CHELSEA: Libertar de uma crise que ocorreu neste fim de ano desde a eliminação para a Champions League 2012-2013 que foi um grande vacilo. A Classificação na foi nada mais que a obrigação do Clube. O título mais importante de todo o Time europeu é a Champions League e o Mundial de Clubes é o título mais importante de um clube sul americano. Então o Chelsea não fez mais do que sua obrigação. Caso perdesse do Monterrey, seria a maior crise do clube inglês. Por um lado é obrigação do Chelsea e por outro lado o time não dá tanta prioridade ao Mundial.
Vantagens e desvantagens:
CORINTHIANS: O Timão segue uma sequência de jogos invictos desde o início da Taça Libertadores América conquistando uma marca histórica com 14 jogos sem perder e sem ir para a prorrogação. Perdeu Leandro Castán (para o Roma) e Alex (para o Al Garafa) que seriam duas peças fundamentais para a decisão. Não tendo o favoritismo natural pois o Chelsea é um time europeu cujo o dono é nada mais do que um Russo donos de petróleo, o Corinthians tem o Efeito Equipe-Campo-Torcida que faz o time se sentir como se estivesse jogando no Pacaembu e faz o grupo ter muita coragem.
CHELSEA: Time inglês cujo dono é Roman Abramovich dono de caminhão de petróleo, cotado como o favorito natural ao título de Campeão do Mundo, mostrou que mesmo em crise é um time forte e de goleada. Tudo favorece ao Chelsea exceto o Efeito Equipe-Campo-Torcida do CORINTHIANS que pode prejudicar legal o time inglês. Outra desvantagem é o sistema de marcação e ataque do CORINTHIANS pois o Timão desfavoreceu o Favoritismo do Boca Juniors na Final da Taça Libertadores de 2012.
Polêmicas:
CORINTHIANS:
Emerson Sheik: "Sinceramente, eu não vou secar o Chelsea. Vocês devem estar cansados de ouvir que time que pretende ser campeão não pode escolher adversário. Então, que venha o Chelsea. Fica mais bonito para vocês (jornalistas), para a torcida também é mais atrativo... Não que eu esteja escolhendo, mas que venha o Chelsea."
Fábio Santos: "O Chelsea foi superior e mereceu a classificação. Não assusta, não. Sabemos a capacidade da equipe deles, mas está longe de assustar." "É um adversário difícil, que conquistou a liga mais importante do mundo. É uma equipe mais rodada em campeonatos internacionais. Acredito que o Chelsea seja favorito, mas vejo o jogo aberto." "Acredito que na final possa ser diferente. Perder na semifinal seria complicado. Agora é a final e estamos pertos de conquistar o título"
Tite: "Isso me surpreendeu. E ele jogando bem. Isso deixou a linha de três jogadores (Hazard, Mata e Oscar) livre. Nós acompanhávamos o Chelsea, mas de uma maneira diferente. O Ramires era o segundo volante. Essa mudança foi emblemática. O time tem também seis ou sete jogadores de muita imposição física" Sobre o David Luiz. "O Mata é um jogador de articulação. O Hazard é do lance pessoal, quebra a marcação adversária, e o Oscar nós já conhecemos. Essa linha é muito qualificada. É um ponto importante que merece nossa atenção." "Eu fiquei observando e tentando entrar na cabeça dele (Benítez). O que o jogo apresentou é que o time teve consistência com o David Luiz. Os três da frente se movimentaram mais tranquilos. Quando entrou o Lampard, o time não foi tão competitivo. Vamos acompanhar. Mas não vejo possibilidade para o Ramires." Ele disse sobre análise do Chelsea."
- Nós jogamos com uma forte responsabilidade de retribuir a mobilização do torcedor. Agora é a ambição de ganhar. Agora é pau dentro - Disse Tite sobre o que quer fazer e disse tabmbém que não tem favoritismo.
CHELSEA
David Luiz: "Estamos aqui (risos). É uma brincadeira sadia. Faz parte da magia do futebol. Ele queria nos enfrentar." Respondendo ao Sheik "Ah é? (risos) Não ouvi. Mas eu nasci em Diadema. Nunca escondi que sempre fui corintiano, mas agora eu estou do outro lado da moeda, defendo minhas cores, dou a vida pelo Chelsea." Evitando falar que ainda é CORINTHIANO. "Invasão nada. Eles tiraram o visto (risos). É claro que estou brincando. É uma torcida que sempre acompanha o time em qualquer lugar, dá sempre força nos estádios. Mas somos experientes, não vamos sentir diferença. Eu gosto de jogar em estádio cheio mesmo." Sobre a invasão Corinthiana.
Oscar: "Eu já conheco o Corinthians, joga muito bem taticamente. Todo mundo sabe que eles não fizeram um bom jogo contra o Al Ahly, que era um bom time, mas é final e o Coritnhians sempre dificulta muito em finais. Não tem favoritismo para nenhum lado, são duas grandes equipes" em tom preocupado
Comentarista da BBC (Savage): "Acho que o Chelsea não está vendo nada que vai preocupar. Se o Chelsea for a final vai ser um passeio.”"Ashley Cole não tem por que se preocupar, pelo lado direito não tem nenhum Cafu!" "No segundo tempo Corinthians jogou sem estilo brasileiro e sem energia para um jogo tão importante, mas defenderam bem"
Devido a discussões, acredito que o Timão estava mais preocupado com a não eliminação pois poderia ainda envergonhar mais. Houve muita preocupação. Pelos noticiários que assisti, acredito que o Timão vai jogar completamente diferente e isolando um atacante. e colocando velocidade no ataque. Pode ser que o CORINTHIANS Jogue que nem como jogou contra o Boca Júniors na final.
O David Luiz ainda é CORINTHIANO. Ele joga no Chelsea e tem que defender a camisa do clube, mas no fundo ele está torcendo pelo Timão e pode não ficar chateado ao contrário do Oscar que é são paulino assumido.
A Grande Rivalidade está no SPFC, não pelo Oscar, mas sim pela história no mundial e pelas provocações. Se o CORINTHIANS for campeão, o SPFC pode ganhar mais um banho de água gelada como foi na época em que o time do Morumbi foi Campeão do Brasileiro de 2008 e os noticiários deram prioridade ao Retorno do Ronaldo no Brasil jogando pelo Timão e na disputa pelo estádio Paulista na Copa de 2014 em que a Arena CORINTHIANS (Fielzão ou Itaquerão) houve essa perda. Caso o Timão seja Campeão do Mundo, pode ser mais um banho de Água Gelada que o SPFC pode tomar. Pois a rivalidade está entre CORINTHIANS e SPFC. O Palmeiras é rival nas tradições, mas o SPFC está sendo inimigo do Timão na Torcida e na diretoria.
O Grande segredo do CORINTHIANS ser campeão do Mundo, é jogando com muita calma e finalizando como fez com o Boca Juniors. A Fiel Torcida está em grande peso favorecendo o Timão.
0 comentários:
Postar um comentário