A quinta rodada do Campeonato Brasileiro é a última antes da Copa das Confederações, a saideira antes de uma folga na competição que vai durar quase um mês. Corinthians e Portuguesa, porém, não têm o direito de pensar em moleza antes do duelo deste sábado, às 18h30m (horário de Brasília), no Pacaembu. Por objetivos diferentes, os rivais paulistas buscam uma ascensão significativa na tabela para que a pausa seja bem mais tranquila.
Após o tropeço por 1 a 0 contra o Cruzeiro, quarta-feira, em Sete Lagoas, o Timão ficou em situação delicada na busca por uma vaga entre os quatro primeiros colocados, que ganham vagas na Taça Libertadores do ano que vem. Com apenas cinco pontos, os comandados de Tite esperam atingir parte da meta estabelecida pelo técnico – inicialmente de dez pontos. Para terminar a rodada no G-4, é necessário vencer e torcer por tropeços de um punhado de rivais.
Com a Lusa, a situação também não é confortável. São apenas dois pontos em três jogos disputados e a 17ª posição na tabela, primeira dentro da zona de rebaixamento. Apesar disso, a equipe treinada por Edson Pimenta tem duas chances de se livrar: além do Corinthians, a Lusa enfrenta o Fluminense na próxima quarta-feira, em jogo adiado da segunda rodada do Brasileirão.
Corinthians: Tite não divulgou a escalação, mas a tendência é que as mudanças sejam mínimas – a única confirmada é a entrada de Igor na vaga do suspenso Fábio Santos. Apesar de não ter ido tão bem contra o Cruzeiro, Douglas pode ganhar nova chance. O provável time tem Cássio, Alessandro, Gil, Paulo André e Igor; Ralf, Guilherme, Danilo e Douglas; Emerson e Alexandre Pato.
Portuguesa: o técnico Edson Pimenta não quis revelar o substituto do volante Ferdinando, que está suspenso para a partida. Bruninho e Lucas Silva brigam pela vaga. Outra possível mudança é na lateral direita. Luis Ricardo acusou dores na coxa e não participou do último treino. Caso ele seja vetado, Ivan vai para o jogo. O provável time da Lusa é: Gledson; Luis Ricardo (Ivan), Valdomiro, Lima e Rogério; Bruninho (Lucas Silva), Correa, Souza e Cañete; Matheus e Diogo
Corinthians: o lateral-esquerdo Fábio Santos, suspenso, o lateral Edenílson, com dores no joelho direito, e o zagueiro Chicão, vetado por lesão muscular. Paulinho e Paolo Guerrero, com as seleções brasileira e peruana, respectivamente, também são desfalques. Há mais tempo afastados estão Renato Augusto, em fase final de tratamento de uma lesão muscular na coxa direita, e Guilherme Andrade, que operou o joelho e fica fora até outubro.
Portuguesa: Ferdinando, suspenso. Lauro, Alê, Moisés Moura, Douglas, Washington, Héverton e Diego Viana, lesionados.
Corinthians: Emerson.
Portuguesa: ninguém.
Flávio Rodrigues Guerra (SP) apita o jogo, auxiliado Rogério Pablos Zanardo (SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP). O árbitro fará a sua estreia nesta edição do Campeonato Brasileiro. A Série A tem média de 3,90 amarelos, 0,2 vermelho, 32,9 faltas e 0,2 pênalti por partida.
Corinthians: para cada duas finalizações da Portuguesa (31), o Corinthians fez três (46), mas os chutes certos, sem contar os gols, são próximos (13 do Timão e 11 da Lusa, que tem um jogo a menos). Os números do Brasileirão também confirmam uma tendência dos últimos anos: o Corinthians é a defesa que mais deixa seus adversários em impedimento (25). Isso faz o time ter uma das defesas menos expostas. Fora os gols, o Corinthians sofreu 14 finalizações certas. Foram quatro defesas difíceis do goleiro do Timão.
Portuguesa: é a equipe que menos finalizou a gol (31). Defensivamente, está em uma posição intermediária quanto às faltas que comete. Disputou um jogo a menos, mas fez o mesmo número de faltas que o Corinthians (62). Durante os confrontos, adversários da Portuguesa cometeram o terceiro menor número de faltas somadas (46) enquanto sobre os corintianos foi feito o terceiro maior número de faltas (75). Mesmo com um jogo a menos, a Portuguesa roubou a bola dos adversários mais vezes que o Corinthians (57 a 54).
Um dos últimos duelos entre Corinthians e Lusa no Pacaembu, pelo Brasileiro, teve goleada alvinegra e festa de dois artilheiros do Brasileirão de 2002. Em grande atuação da equipe treinada por Carlos Alberto Parreira, o Timão fez 5 a 2 e se credenciou à disputa do título. Guilherme, três vezes, e Deivid, duas, fizeram os gols corintianos. Éder e Alex Alves descontaram para a Portuguesa, que seria rebaixada para a Série B. O Corinthians chegou à final e ficou com o vice-campeonato, derrotado pelo Santos.
Fonte: globoesporte.com
Fonte: globoesporte.com
Meu breve comentário
Neste jogo teremos a estréia do Meia e Volante Ibson e ele foi um dos relacionados, espero que ele represente no Timão. Estarei fazendo um post sobre a vinda do Meia Corinthiano.
Sobre o Jorge Henrique que já fechou contrato com o Inter, estarei finalizando o post, peço mil desculpas pela demora, pois quero fazer uma homenagem bem perfeita.
0 comentários:
Postar um comentário